top of page

FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA
É um tratamento indicado para crianças que apresentam alguma lesão cerebral, buscando oferecer além do tratamento melhor qualidade de vida.

Tem como principal objetivo possibilitar a melhora no quadro motor e maior independência na realização de atividades de vida diária de crianças com disfunções neuromusculares. Nós da ComTato, identificamos as dificuldades da criança e traçamos nossas metas com base em uma avaliação fisioterapêutica detalhada, observando e atuando nas condições favoráveis ou não do ambiente em que vive, incluindo a escola. Oferecemos atendimento domiciliar, pois a criança se sente mais familiarizada com o ambiente e demonstra maior interesse ao tratamento. Além disso, os pais podem acompanhar de perto as dificuldades, ganhos e interação do seu filho com o profissional, podendo apresentar-lhe suas dúvidas e aflições a cada 
 

 

FISIOTERAPIA APLICADA A PNEUMOLOGIA
Pode ser por ventilação mecânica e não-invasiva. Esse tratamento é indicado para crianças que apresentem algum problema respiratório que os impeça de respirar normalmente, e nesse caso é utilizada a ventilação mecânica.


FISIOTERAPIA CARDIOLÓGICA
Assim como adultos apresentam quadros com problemas cardiológicos, esse quadro também pode ocorrer em crianças, muitas vezes esses problemas são congênitos. Portanto, a fisioterapia cardiovascular é indicada para melhorar as condições físicas desses pacientes, e proporciona o retorno do paciente para as atividades cotidianas em menos tempo.

FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA
É indicada para pacientes com problemas reumatológicos, e também indicada para crianças, pois essa doença pode acometer crianças. Alguns métodos utilizados na reumatologia podem ser feitos tanto por adultos quanto por crianças, como a natação, a hidroginástica e a hidroterapia. Essas atividades tem a função de combater as dores nas juntas e articulações do paciente.


FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA
A fisioterapia ortopédica também é indicada para as crianças pelos mesmos motivos que acometem os adultos, seja por um problema de coluna, algum trauma, alguma lesão e até mesmo algum problema decorrente de atividades.

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA
O processo de envelhecimento é uma constante na vida de cada
indivíduo. Por isso, muito tem se falado em qualidade de vida em todas as
fases, para que o processo de envelhecer seja o mais saudável possível.
Sendo assim A fisioterapia geriátrica tem buscado novos estudos
constantes para compreender e melhorar a qualidade de vida de nossos
idosos.

FISIOTERAPIA  NEUROLÓGICA (ADULTO)

A fisioterapia neurológica, ou fisioterapia neurofuncional, tem como principal objetivo a análise e reabilitação dos déficits neurológicos de cada paciente, de acordo com a sua patologia e o seu quadro. A reabilitação neurofuncional  adulto tem como  uma série de possíveis causas das complicações neurológicas que demandam as sessões de fisioterapia. Para citar algumas das patologias: Acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame; Acidente vascular encefálico (AVE); Traumatismos cranianos de vários tipos, possivelmente causados por acidentes; Traumas raqui-medulares (TRM); Mal de Parkinson ou Alzheimer; Palisias cerebrais ou faciais, entre diversas outras.

VENTILAÇÃO MECÂNICA

E O HOME CARE

Antigamente utilizada somente em casos críticos, como procedimentos de emergência ou reanimações, a ventilação mecânica tem sido bastante realizada como suporte respiratório para pacientes menos críticos, visando apenas redução do seu esforço e maior conforto respiratório.

Também conhecida como ventilação pulmonar mecânica ou suporte ventilatório, a prática da ventilação mecânica pode ser aplicada tanto em crianças quanto em adultos, mas é sempre importante reforçar a importância do acompanhamento médico e fisioterápico, evitando riscos ao paciente ou má aplicação da ventilação.

 

BENEFÍCIOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA

Além de necessária para casos críticos onde o paciente não é capaz de respirar por conta própria, a ventilação pulmonar mecânica auxilia no trabalho respiratório, revertendo ou evitando a fadiga do paciente e diminuindo o consumo de oxigênio, o que reduz automaticamente o desconforto gerado pelo excesso de esforço.

Uma vez aplicado, o suporte ventilatório manterá ou modificará as trocas gasosas pulmonares e aumentará o volume pulmonar, permitindo que o restante da reabilitação do paciente seja feito de forma mais tranquila e confortável.


VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA NÃO INVASIVA.
A ventilação mecânica pode ser realizada de duas formas, cabendo ao profissional indicar qual a opção ideal para determinado caso. A ventilação mecânica invasiva faz uso de um tubo aplicado através da boca para realizar a ventilação artificial.

VNI DOMICILIAR 

A ventilação não invasiva (VNI) apoia a respiração do paciente sem a necessidade de intubação ou traqueostomia. A VNI administra uma terapia eficaz com menor risco de infecção e melhorou a sobrevida em pacientes com insuficiência respiratória.

A ventilação não invasiva apoia o paciente das seguintes formas:

  • administrando as pressões inspiratória e expiratória ou os volumes correntes certos(as) para atender à demanda ventilatória individual

  • melhorando a ventilação minuto alveolar2

  • recrutando os alvéolos colapsados


OS BENEFÍCIOS DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA

Quando possível, a ventilação não invasiva vem ganhando aceitação em todo o mundo como a opção de tratamento preferencial em relação à ventilação invasiva. Indicada para pacientes no hospital ou na residência, a ventilação não invasiva:

Torna as atividades cotidianas mais fáceis. Uma terapia VNI eficaz pode ajudar os pacientes a usarem mais a capacidade dos pulmões. Isso, por sua vez, diminui o trabalho de respiração, tornando mais fáceis as atividades rotineiras.

Ajuda a aliviar uma série de sintomas Dores de cabeça matinais, fadiga diurna e falta de ar são apenas alguns dos sintomas diurnos que podem ocorrer como consequência de níveis baixos de oxigênio ou acúmulo de dióxido de carbono. Ao ajudar a normalizar os níveis de CO2 e O2 no corpo, a terapia de ventilação não invasiva ajuda a aliviar os sintomas ao longo do tempo para melhorar a qualidade de vida do paciente.

DOENÇAS TRATADAS COM VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA 

O seu paciente pode ter dificuldade de respirar e precisar da ajuda de um ventilador para respirar em decorrência de uma patologia principal, como:

bottom of page